Sexta na TV: apanhados nas redes, entre Sweetie e as florestas

A comédia policial Amesterdão, a estreia da série The Confidante e a reposição da Operação Maré Negra são outros programas a não perder.

Foto
Sweetie, de Jane Campion, passa na RTP2 DR
Ouça este artigo
00:00
04:17

CINEMA

Amesterdão
TVCine Top, 21h30

Comédia policial de David O. Russell (Golpada Americana, Guia para Um Final Feliz), com Christian Bale, Margot Robbie, John David Washington, Chris Rock, Anya Taylor-Joy, Zoe Saldaña, Mike Myers, Michael Shannon, Timothy Olyphant, Andrea Riseborough, Taylor Swift, Alessandro Nivola, Matthias Schoenaerts, Rami Malek e Robert De Niro.

A acção passa-se nos EUA dos anos 1930, onde três amigos se tornam suspeitos de um assassinato que testemunharam. Encetam uma investigação por conta própria e descobrem uma enorme conspiração.

Sweetie
RTP2, 22h53

Estreada em Cannes, em 1989, foi a primeira longa-metragem da oscarizada Jane Campion. O argumento, escrito a meias pela realizadora e Gerard Lee, descreve a relação tóxica entre duas irmãs muito diferentes – interpretadas por Geneviève Lemon e Karen Colston – e a disfuncionalidade familiar em que cresceram.

SÉRIES

The Confidante
Max, streaming

A plataforma estreia a sua primeira série francesa original, um thriller psicológico ambientado num acontecimento real e traumático: o ataque terrorista ao Bataclan (Paris), em Novembro de 2015, quando decorria um concerto (esgotado) da banda norte-americana Eagles of Death Metal.

A protagonista da história é uma rocker – interpretada por Laure Calamy – que, por ter testemunhado o horror, se junta a uma comunidade de sobreviventes. “Embora o seu empenho pareça implacável”, revela a Max, “as discrepâncias começam a apimentar a sua história – levantando sérias dúvidas entre as verdadeiras vítimas da tragédia”. O primeiro episódio chega hoje; os três restantes, a ritmo semanal.

Apanhados na Rede
RTP2, 22h01

Estreia. Ed é um homem humilde e preocupado com a família, que se esforça por sustentar com aquilo que consegue da pesca. Quando conhece o novo namorado da filha, um jovem rico e bem-sucedido, fica desconfiado. Estará só a ser demasiado protector? Ou terão as suas suspeitas razões de ser? O certo é que se avizinham cisões dramáticas entre eles.

A história é contada nos quatro episódios desta minissérie britânica. Trata-se de uma adaptação do romance The Catch, de T.M. Logan, publicado em 2020. Jason Watkins, Aneurin Barnard e Poppy Gilbert assumem os papéis principais.

Operação Maré Negra
RTP1, 23h54

Regressa à RTP, com episódio duplo nos serões de sexta-feira, a produção luso-espanhola que se inspira na história real do submarino carregado de droga que passou por Portugal e foi interceptado na Galiza em 2019. Protagonizada por Álex González, conta também com Leandro Firmino, David Trejos, Nuno Lopes e Lúcia Moniz. O guião foi escrito por Natxo López e Patxi Amezcua; a realização ficou a cargo de Daniel Calparsoro e João Maia.

DOCUMENTÁRIOS

Deadly Influence: The Social Media Murders
Max, streaming

Estreia-se uma série documental que mostra casos em que o lado negro e sem filtros das redes sociais se traduz em “chocantes histórias de crimes reais”, avança a plataforma. Entre eles estão um influencer caído num vórtice de drogas e violência, uma popular artista de maquilhagem e caracterização desaparecida no Halloween, e um extremista misógino empenhado em silenciar, a qualquer custo, as mensagens positivas de um grupo com muitos seguidores.

Guardiães das Florestas
Odisseia, 19h02

Apoiada pela Unesco, é uma produção sobre desflorestação que dá voz a líderes indígenas que, em vários pontos do globo, defendem as florestas que tão bem conhecem e que vêem tão ameaçadas. Hoje vai para o ar o primeiro par de episódios; os dois seguintes, na próxima sexta-feira; e o último, na seguinte, sempre por esta hora.

Testemunham as lutas de Hilarion Kassa Moussavou, xamã do Gabão que defende a ligação espiritual com a floresta; de Twyla, uma indígena dene, no Canadá, contra a mineração ilegal; de Mundiya Kepanga, chefe indígena da Papuásia-Nova Guiné, que fala sobre soluções para a protecção a floresta; do cacique Benki Piyako, no Brasil, contra a desflorestação na Amazónia; e de Tumursukh Jal, um tsaatan da Mongólia que quer preservar os bosques da taiga.

Sugerir correcção
Comentar