Governo acorda com municípios reutilização de imóveis públicos e transfere 27

Executivo já tinha anunciado que os municípios poderão usar os imóveis do Estado. Os 27 imóveis a que as autarquias poderão dar novo uso têm um valor de 8,5 milhões de euros.

Foto
Ministério das Finanças diz que 27 imóveis têm "valor global de 8,5 milhões de euros" Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
01:14

O Governo celebra esta segunda-feira acordos com 17 municípios para terem competências para gerir património do Estado sem utilização, prevendo a transferência de 27 imóveis públicos.

Os acordos para a transferência de competências de gestão do património imobiliário público sem utilização vão permitir "assegurar a transferência de 27 imóveis do Estado, que se encontram sem utilização ou devolutos, num valor global de 8,5 milhões de euros, para a gestão das autarquias, o que representa um significativo avanço e reforço do processo de descentralização e de participação dos municípios na gestão dos activos imobiliários do Estado", indica o Ministério das Finanças, em comunicado.

"Entre outros fins, os imóveis que fazem parte deste programa vão ser destinados a habitação a custos controlados, actividades de turismo e natureza, apoio à terceira idade e fins culturais e instalação de casas de apoio aos sapadores florestais", explica o ministério.

Os municípios abrangidos nos acordos são Almeirim, Arcos de Valdevez, Castro Verde, Lamego, Leiria, Moura, Ourém, Portimão, Sabugal, Santo Tirso, São Pedro do Sul, Sernancelhe, Sintra, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras e Vila Pouca de Aguiar.