Ursula von der Leyen chega a Kiev para discutir o apoio à Ucrânia

Presidente da Comissão Europeia está em Kiev para debater os próximos passos do apoio europeu. Von der Leyen quer usar dinheiro dos activos russos para reparar a rede energética para o Inverno.

Foto
A chegada da presidente da Comissão Europeia à capital ucraniana Ursula von der Leyen (X)
Ouça este artigo
00:00
01:22

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta sexta-feira, 20 de Setembro, que chegou à capital da Ucrânia, Kiev, para discutir o apoio da Europa, a preparação para o Inverno, a defesa e o progresso dos empréstimos do G7. Von der Leyen encontrar-se-á com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e com outros responsáveis políticos do país.

"A minha oitava visita a Kiev ocorre no momento em que a temporada da necessidade de aquecimento começa e a Rússia continua a visar as infra-estruturas energéticas", sublinhou Von der Leyen na rede social X: "Ajudaremos a Ucrânia nos seus corajosos esforços. Venho aqui para discutir o apoio da Europa, da preparação para o Inverno à defesa, à adesão e ao progresso nos empréstimos do G7", diz a mensagem.

A presidente da Comissão Europeia disse na quinta-feira que a soma de 160 milhões de euros provenientes dos activos russos congelados seria atribuída para satisfazer as necessidades humanitárias urgentes da Ucrânia para este Inverno.

A Rússia destruiu cerca de nove gigawatts (GW) das infra-estruturas energéticas ucranianas, o que, segundo Von der Leyen, é o "equivalente à energia dos três Estados bálticos". A comissária afirmou ainda que a União Europeia pretendia restaurar 2,5GW de capacidade de produção de energia e aumentaria as exportações para fornecer 2GW de electricidade à Ucrânia.