Documentário In Vogue: Anos 90 evoca o poder da moda no final do século

“Lembro-me da criatividade e da ideia de modelos que se tornaram celebridades e de a moda se ter tornado mais popular de uma forma mais aberta ao mundo”, recorda Anna Wintour.

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Edward Enninful, consultor criativo e cultural global da Condé Nast, com a editora-chefe da Vogue, Anna Wintour REUTERS/Hollie Adams

Os fashionistas fizeram uma pausa nos desfiles da Semana da Moda de Londres. Nesta segunda-feira, um grupo da elite da indústria reuniu-se para a exibição da nova série documental In Vogue: Anos 90, que faz a retrospectiva de uma das décadas mais excitantes da moda e da forma como influenciou a cultura dominante.

Na série de seis partes, a editora-chefe da Vogue, Anna Wintour, e outros editores da revista, como Edward Enninful, Tonne Goodman ou Hamish Bowles, recordam as tendências dos anos 90 do século passado e a forma como os mundos da moda, da música e do cinema se uniram.

“Lembro-me da criatividade e das modelos que se tornaram celebridades e de a moda se ter tornado mais popular de uma forma mais aberta ao mundo”, declarou Wintour aos jornalistas quando chegou à projecção. “Muita gente percebeu que a moda fazia parte da cultura e que as pessoas se estavam a familiarizar com ela, que é obviamente onde estamos hoje.”

A década de 1990 viu criadores emergentes como John Galliano e Alexander McQueen (1969-2010) impressionarem o mundo da moda com a sua criatividade, Tom Ford a assumir o controlo da italiana Gucci e as supermodelos a tornarem-se extremamente proeminentes.

In Vogue: Anos 90 conta com a participação de muitos nomes famosos, incluindo as modelos Naomi Campbell, Linda Evangelista e Kate Moss, as actrizes Gwyneth Paltrow, Nicole Kidman e Sarah Jessica Parker, a estrela de reality shows Kim Kardashian, bem como de criadores como Ford, Galliano, Victoria Beckham e Stella McCartney.

“Foi o auge da moda... Acho que foi quando os desfiles eram muito mais espectaculares, quando os orçamentos eram muito maiores, quando as coisas eram muito mais experimentais e havia menos regras”, elogia o designer de moda Harris Reed, director criativo da Nina Ricci.

A projecção desta segunda-feira teve lugar durante a Semana da Moda de Londres, a segunda paragem do calendário de desfiles Primavera-Verão 2025, que começou em Nova Iorque no início deste mês e segue para Milão e Paris nas próximas duas semanas.

Os três primeiros episódios de In Vogue: Anos 90 estrearam no Disney+ na passada sexta-feira e os restantes episódios vão para o ar nesta sexta-feira.

In Vogue: Anos 90 junta-se a várias séries sobre moda lançadas no streaming ao longo do último ano. As Supermodelos estreou em Setembro do ano passado na Apple TV+ e acompanha a história e ascensão de Naomi Campbell, Cindy Crawford, Linda Evangelista e Christy Turlington enquanto ícones da moda. A mesma plataforma lançou The New Look em Fevereiro sobre o clube de costureiros dos anos 1950: Christian Dior, Coco Chanel, Hubert Givenchy ou Cristóbal Balenciaga — este último também foi recordado numa série a solo no Disney+.

Já John Galliano protagoniza High&Low: John Galliano, onde conta tudo na primeira pessoa sobre o escândalo de anti-semitismo que o levou a ser despedido da Dior e a cair em desgraça em 2011. Além do criador, que foi entrevistado durante seis dias, sem intervenção de quaisquer relações públicas, o documentário conta também com os testemunhos de Naomi Campbell e Kate Moss, do dono da LVMH, Bernard Arnault, ou da actriz Charlize Theron.