Hóquei em patins: segundo jogo, segundo triunfo de Portugal no Mundial

Selecção nacional derrotou Angola por 4-0 e vai discutir com a Argentina a vitória no Grupo A, em Itália.

Foto
Gonçalo Alves inaugurou o marcador FPP
Ouça este artigo
00:00
02:03

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Está cumprido o primeiro objectivo, que era praticamente uma formalidade: Portugal vai discutir, na última jornada, o triunfo no Grupo A do Campeonato do Mundo de hóquei em patins. Em Novara, Itália, a selecção nacional ganhou com naturalidade a Angola (4-0), somou a segunda vitória em dois jogos e lutará na quarta-feira pelo primeiro lugar.

Depois da vitória robusta (10-2) mas pouco convincente diante dos EUA, com períodos de apagões inexplicáveis, Portugal começou desde cedo a construir o triunfo sobre Angola, quando Gonçalo Alves, na marcação de um livre directo, inaugurou o marcador logo aos 2’.

Frente a um adversário orientado por um treinador português (Rui Neto, técnico do OC Barcelos) e com vários jogadores a actuarem também no campeonato português — Gonçalo Neto, Anderson Nery, Gonçalo Nunes, Rafael Lourenço —, Portugal manteve quase sempre a organização e foi utilizando a meia distância com alguma regularidade.

Mas seria através de uma combinação entre Rafa e João Rodrigues que Hélder Nunes se isolaria para fazer o 2-0, aos 3’ da segunda parte. Cinco minutos mais tarde, João Rodrigues, oportuno, aproveitou uma recarga para fazer o 3-0 e já no derradeiro minuto, em situação de powerplay (superioridade numérica), João Rodrigues fechou o resultado.

Pelo meio, Gonçalo Alves e Hélder Nunes falharam um livre directo cada, e o guarda-redes Ângelo Girão defendeu um penálti, garantindo que a selecção portuguesa terminaria o jogo sem golos sofridos.

Com o emparelhamento para os quartos-de-final escalonado em função da classificação (o primeiro de um dos grupos defronta o último do outro), o próximo passo é completar a missão. Mas para isso Portugal terá de passar esta tarde (17h30, RTP1) o verdadeiro teste nesta primeira fase, diante da Argentina, actual detentora do título mundial e um dos favoritos.

Nesta teça-feira, os sul-americanos levaram a melhor sobre os EUA, como se previa, com um resultado idêntico ao alcançado por Portugal (9-2), tendo Lucas Ordoñez, com cinco golos, como figura da partida.

Sugerir correcção
Comentar