“Senhora dos gatos e sem filhos”. Taylor Swift declara apoio a Kamala Harris

Influente cantora pop norte-americana desmente publicações geradas por inteligência artificial e esclarece que apoia Kamala Harris, e não Donald Trump, nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Foto
Taylor Swift e o jogador de futebol americano Travis Kelce, seu namorado, na final do Open dos Estados Unidos de ténis Mike Segar / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
02:17

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A cantora pop norte-americana Taylor Swift declarou esta terça-feira o seu apoio à candidata dos democratas às eleições presidenciais de Novembro, Kamala Harris.

"Irei votar em Kamala Harris e Tim Walz nas eleições presidenciais de 2024. Vou votar em Kamala Harris porque ela luta pelos direitos e pelas causas que eu creio precisarem de uma guerreira que as defenda", escreveu Taylor Swift na rede social Instagram, elogiando também a escolha da democrata para a vice-presidência: "Fiquei comovida e impressionada pela sua selecção de Tim Walz como companheiro de campanha, que tem lutado há décadas pelos direitos das pessoas LGBTQ+, pela IVF [fertilização in vitro], e pelo direito de uma mulher sobre o seu próprio corpo."

A artista reagiu na mesma publicação às imagens geradas por inteligência artificial (IA) que lhe atribuíam "falsamente" um suposto apoio ao candidato republicano, Donald Trump.

"Recentemente, chegou à minha atenção que inteligência artificial de 'mim' a apoiar falsamente a candidatura presidencial de Donald Trump foi publicada neste site. Resumiu realmente os meus receios em torno da IA e os perigos da difusão de desinformação. Levou-me à conclusão de que preciso de ser muito transparente sobre os meus planos reais para estas eleições enquanto eleitora. A forma mais simples de combater a desinformação é com a verdade", esclareceu, justificando assim o anúncio do seu apoio a Harris.

Taylor Swift assinou a publicação como "senhora dos gatos e sem filhos", em referência às declarações de J.D. Vance, o candidato republicano à vice-presidência, que ridicularizou mulheres que não têm filhos.

O anúncio de Swift vem colocar um ponto final a meses de especulação sobre quem Taylor Swift apoiaria, apesar de já ser expectável que a artista ficaria do lado de Kamala Harris ─ em 2020, apoiou a candidatura de Joe Biden. Chegou a noticiar-se que a artista de Love Story seria uma das convidadas para actuar durante a convenção do partido democrata, mas a presença não aconteceu e, na mesma altura, Trump partilhou as imagens falsas do apoio de Swift.

Mas os swifties (como são conhecidos os fãs da cantora) nunca tiveram dúvidas sobre o candidato que a cantora iria apoiar e organizaram o movimento Swifties for Kamala que reuniu 142 mil dólares (cerca de 127 mil euros) em doações para apoiar Harris numa angariação de fundos online que contou com mais de 34 mil participantes.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários