Morreu o crítico cultural Augusto M. Seabra

Grande melómano, grande cinéfilo, grande espectador de teatro, tinha 69 anos. A sua longa carreira de crítico da imprensa de referência extravasou o país, onde foi um dos fundadores do PÚBLICO.

Foto
Augusto M. Seabra, fotografado em 2010 quando programava o festival DocLisboa Pedro Martinho
Ouça este artigo
00:00
10:12

O crítico cultural e programador Augusto M. Seabra morreu esta noite, em Lisboa, aos 69 anos. Autor de uma vasta obra enquanto cronista e comentador, apaixonado pelo cinema, pela música e pelo teatro, era crítico há 47 anos e foi um dos fundadores (e mentores) do PÚBLICO. Membro de júris de festivais de referência como os de Cannes ou San Sebastián, programador de festivais como o DocLisboa ou de ciclos em eventos internacionais, escreveu para os principais jornais do país — e do mundo — e era conhecido pelo seu conhecimento enciclopédico e pela sua prodigiosa memória.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.