Lágrimas e suspiros na URSS
Dois filmes soviéticos da ucraniana Kira Muratova chegam, para nosso arrebatamento, ao mercado português: Breves Encontros e Longo Adeus. A História continua a dificultar-lhes a vida.
Estão como que adormecidas mas à espera de serem acordadas, no YouTube, as imagens de uma entrevista com Kira Muratova (1934-2018). Diz às tantas a realizadora: "Não há leis morais nem obstáculos numa rodagem". É menos um conselho do que um aviso, e fala por experiência própria, que faculta a quem está a filmá-la nesta espécie de documentário — a informação sobre a autoria do filme é esparsa, a datação igualmente vaga, como se o conteúdo tivesse aparecido do nada mas habitasse nas imagens um irreprimível desejo de existir para lá de qualquer forma.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.