Benfica e PSG tornam oficial transferência de João Neves

Médio internacional português assinou com o campeão francês até 2029, que pagará 60 milhões de euros ao clube da Luz.

Foto
João Neves é oficialmente jogador do PSG dr
Ouça este artigo
00:00
03:12

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O médio internacional português João Neves é oficialmente reforço do Paris Saint-Germain, numa transferência que renderá 59,9 milhões de euros (ME) ao Benfica, de acordo com o comunicado enviado pelo vice-campeão português à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o Paris Saint-Germain para a alienação da totalidade dos direitos do jogador João Neves, por um montante líquido de Euro 59.921.587(...), acrescido de uma remuneração variável associada a objectivos, pelo que o montante global da transferência poderá atingir o montante líquido de Euro 69.908.518 (...)", refere a nota.

No mesmo documento enviado ao regulador do mercado, a SAD "encarnada" dá conta de que "terá encargos com serviços de intermediação de 10 por cento do valor da venda e o Paris Saint-Germain não terá o direito a reter o mecanismo de solidariedade".

Por seu lado, o Paris Saint-Germain também já anunciou a contratação do médio, que assinou um vínculo por cinco temporadas com os parisienses, até 2029.

João Neves, de apenas 19 anos, esteve ligado às "águias" desde sempre, numa primeira fase integrado nas escolas do clube em Tavira e Faro, e a partir de 2016/17 no Benfica Campus, no Seixal, onde percorreu todos os escalões de formação até atingir equipa principal em 2022/23.

Estreou-se pela mão do treinador Roger Schmidt, em Dezembro de 2022, numa derrota com o Sp. Braga, acabando essa temporada com 20 partidas e como titular dos "encarnados", inclusive marcando um golo diante do Sporting (2-2).

Na época passada, consolidou-se definitivamente como uma das principais opções do treinador, com 55 encontros, 49 dos quais como titular, e três golos em todas as competições.

Deixa a Luz com um total de 75 jogos e quatro golos pelo conjunto principal, pelo qual arrecadou um campeonato nacional e uma Supertaça Cândido de Oliveira.

João Neves, que entretanto já contabiliza nove internacionalizações por Portugal e esteve recentemente no Euro 2024, deixa o clube da Luz para se juntar aos campeões franceses, onde encontrará os compatriotas Nuno Mendes, Danilo Pereira, Vitinha e Gonçalo Ramos.

João Neves declarou nas plataformas oficiais do emblema parisiense estar "muito orgulhoso por assinar pelo PSG, clube muito ambicioso. Farei tudo para ajudar os meus companheiros e para crescer e ganhar vários títulos".

"Honestamente, estou um pouco nervoso, mas feliz ao mesmo tempo. Nervoso porque me preocupo em dar o meu melhor. Espero que os adeptos do PSG desfrutem", disse aos meios de comunicação do emblema parisiense.

"O projecto é fantástico, o clube é enorme, com grandes objectivos e a maneira de pensar é tentar com o que o clube seja mais forte com jovens jogadores", declarou.

A "ideia de jogo" foi a principal razão para escolher a equipa treinada pelo espanhol Luis Enrique, deixando a garantia de que não desiludirá.

"O mister Luís [Enrique] tem a ideia de jogo que eu procuro e por isso escolhi Paris. Venho para cá e não vou desiludir. Gosto de futebol curto, rápido e o mister tem grandes ideias de jogo. O PSG adequa-se ao meu estilo de jogo", concluiu.