Bob Ballard, um comentador veterano, especialista em desportos aquáticos, foi suspenso pela Eurosport, depois de ter feito um comentário considerado sexista. Após a vitória da equipa feminina australiana nos 4x100 metros livres, o britânico comentou com a sua colega Lizzie Simmonds que as atletas estavam demoradas na sua chegada à cerimónia de entrega das medalhas porque estavam a arranjar-se. "Sabes como são as mulheres, andam por aí... a tratar da maquilhagem."
No momento, Lizzie Simmonds, 33 anos, ex-campeã europeia de natação, considerou o comentário "ultrajante" e não foi a única, uma vez que o vídeo com o comentário se tornou viral, o que levou a cadeia de televisão a tomar a decisão de afastar o veterano Ballard. "Durante um segmento da cobertura da Eurosport na noite passada, o comentador Bob Ballard fez um comentário inapropriado", disse a emissora em comunicado. "Por isso, foi excluído da nossa lista de comentadores com efeito imediato", cita a BBC.
Numa declaração publicada na rede social X, o antigo Twitter, Ballard, de 82 anos, disse que as observações que fez no domingo, após a vitória australiana, não tinham a "intenção perturbar ou menosprezar ninguém". E pedia desculpas a quem tenha ofendido, acrescentando que é um grande apoiante do desporto feminino. Numa segunda publicação, acrescenta que sentirá saudades da equipa da Eurosport, a quem deseja o melhor durante a cobertura dos Jogos Olímpicos.
Perante críticas que foram feitas à sua colega de comentários, Ballard sentiu necessidade de voltar àquela rede social para declarar que Lizzie Simmonds não teve culpa de nada do que se passou, apelando a que não a critiquem. O veterano, que já passou pela BBC, agradeceu ainda o apoio de todos os órgãos com que tem colaborado e que manifestaram solidariedade para com ele.
O britânico Bob Ballard não foi o primeiro comentador afastado durante estes Jogos Olímpicos, também o polaco Przemysław Babiarz foi suspenso pela emissora estatal do país por, em directo, durante a cerimónia de abertura, comentar que a canção Imagine, de John Lennon apresenta uma "visão comunista" do mundo — "infelizmente", acrescentou.
No domingo, Mollie O'Callaghan, Emma McKeon, Meg Harris e Shayna Jack derrotaram as equipas dos EUA e da China, tornando-se a quarta vez consecutiva que a Austrália conquista a medalha de ouro nesta prova, nos Jogos Olímpicos.