Israel ataca armazém de armas do Hezbollah no Líbano e intercepta míssil houthi

Força Aérea israelita interceptou míssil lançado a partir do Iémen antes de este entrar em território nacional.

Foto
Violência na fronteira entre Israel e Líbano tem sido constante desde Outubro do ano passado Avi Ohayon / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
01:39

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) atacaram dois depósitos de armamento do Hezbollah no Sul do Líbano, na madrugada deste domingo, e interceptaram um míssil lançado pelos houthis do Iémen, que teria como alvo a cidade israelita de Eilat.

A Força Aérea israelita informou, através da rede social X, que os seus caças interceptaram com sucesso um míssil lançado a partir do Iémen, antes de este entrar em território nacional.

Apesar de o míssil não ter sobrevoado Israel, as sirenes de ataque aéreo soaram em Eilat, na costa do mar Vermelho, junto à fronteira com o Egipto e com a Jordânia.

Esta foi a primeira resposta dos houthis ao ataque israelita à cidade portuária de Hodeidah, controlada pelos rebeldes, na tarde deste sábado. Já na sexta-feira, um drone lançado pela milícia iemenita matou uma pessoa em Telavive. No mesmo dia, o ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, tinha prometido "acertar contas".

Os houthis têm atacado navios com destino ao porto de Eilat, o único israelita no mar Vermelho, exigindo o cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Hezbollah dispara rockets contra o Norte de Israel

Segundo um outro comunicado das IDF, foram atingidas durante a madrugada deste domingo duas instalações de armazenamento de armas, nomeadamente rockets, do Hezbollah no Sul do Líbano.

A agência de notícias estatal libanesa avançou que um ataque do "inimigo israelita" a um único "depósito de munições" na cidade de Adloun feriu seis civis. "Os estilhaços das explosões voaram em direcção às aldeias vizinhas", acrescentou a agência.

Horas mais tarde, o Hezbollah retribuiu os ataques e lançou rockets contra o Norte de Israel. O movimento xiita anunciou ainda a morte de mais três dos seus combatentes na sequência de ofensivas israelitas, sem detalhar quando ou onde morreram.

Desde Outubro do ano passado que os confrontos entre o Hezbollah, aliado do Hamas, e as IDF são uma constante na fronteira entre Israel e Líbano. Do lado libanês, já foram mortas pelo menos 518 pessoas, a maioria combatentes, mas também 104 civis. Do lado israelita, foram mortos 18 soldados e 13 civis.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários