Almeida ajuda Pogacar a vencer a etapa do Tour e a recuperar a amarela
O ciclista português subiu ao oitavo lugar da classificação geral.
O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) recuperou nesta terça-feira a liderança da Volta a França, ao vencer isolado a quarta etapa da 111.ª edição, após atacar no Galibier, com o seu colega português João Almeida a ser oitavo.
O vencedor das edições de 2020 e 2021 atacou nos derradeiros metros da subida ao Galibier e ampliou a diferença na descida para a meta, concluindo os 139,6 quilómetros entre Pinerolo (Itália) e Valloire em 3h46m38s. A 35 segundos chegaram o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e o espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates), respectivamente segundo e terceiro.
Na geral, Pogacar tem 45 segundos de vantagem sobre Evenepoel e 50 sobre o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), que é terceiro, com o português João Almeida (UAE Emirates), que ajudou Pogacar na parte mais difícil da escalada ao Galibier, a subir ao oitavo lugar, a 1m32s do camisola amarela.
Na quarta-feira, os 177,4 quilómetros da quinta etapa, entre Saint-Jean-de-Maurienne e Saint-Vulbas, representam uma nova oportunidade para os sprinters.