A nova Estação Náutica de Moura-Alqueva, no distrito de Beja, é fruto de um investimento de quase 2,2 milhões de euros para diversificar a oferta turística no concelho e requalificar a zona envolvente da barragem.
O projecto, coordenado pela Câmara de Moura e desenvolvido em parceria com a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), é composto por uma plataforma central de lazer, uma praia fluvial e um parque para autocaravanas.
A praia fluvial, denominada Praia do Lago, engloba duas piscinas flutuantes e representou um investimento superior a 1,6 milhões de euros.
"É um projecto que não está terminado e em que vamos somando novos investimentos para consolidar as infra-estruturas", assinalou à agência Lusa o presidente do Município de Moura, Álvaro Azedo. Em comunicado, a autarquia alentejana explicou que a plataforma central de lazer da estação náutica inclui uma cafetaria, esplanadas e lojas para operadores turísticos.
Esta valência resulta de um investimento de cerca de 550 mil euros, assumido em 62,11% pela EDIA e em 37,89% pelo município, tendo sido co-financiado pelo Turismo de Portugal. O montante foi assegurado pela câmara municipal e teve co-financiamento comunitário, no âmbito do programa operacional regional Alentejo 2020. Inauguração oficial: 16 de Junho, com festa no sábado seguinte.
Nos planos da autarquia estão igualmente a criação do Centro de Alto Rendimento de Moura e o prolongamento da praia fluvial.
Além desta, existem na região do Alentejo mais seis estações náuticas: Mértola e Odemira (também no distrito de Beja), Alandroal e Monsaraz (Évora), Avis (Portalegre) e Sines (Setúbal).