Administradores hospitalares: sim à avaliação, mas desde que tenham reforço da autonomia

Xavier Barreto concorda que avaliação seja feita e responsabiliza decisores políticos pelas nomeações para os conselhos de administração. Mas tem dúvidas quanto ao enquadramento das auditorias.

Foto
Ana Paula Martins esteve na comissão parlamentar da Saúde e anunciou que a tutela vai avançar com uma comissão para avaliar e auditar administradores hospitalares MANUEL DE ALMEIDA / LUSA
Ouça este artigo
00:00
07:06

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O anúncio chegou pela manhã desta quarta-feira, acompanhado por uma crítica: o Governo vai criar uma comissão para acompanhar e auditar os conselhos de administração dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com a ministra da Saúde a dizer mesmo que as lideranças dos hospitais são “fracas”. Em declarações ao PÚBLICO, o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) diz ter a certeza de que não foi intenção de Ana Paula Martins generalizar e deixa o alerta: os administradores hospitalares não podem ser responsabilizados sobre aspectos quanto aos quais não têm autonomia ou poder de decisão, destacando a possibilidade de contratar ou decidir sobre salários.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.