Como é que Portugal pode ajudar a Ucrânia?

Neste P24, ouvimos Nuno Severiano Teixeira, antigo ministro da Administração Interna e da Defesa e director do Instituto Português de Relações Internacionais.

Volodymyr Zelensky esteve em Portugal, na terça-feira, numa visita-relâmpago para anunciar um acordo bilateral com o Governo português, que promete fornecer apoio militar à Ucrânia no valor de 126 milhões de euros – um reforço de 26 milhões ao apoio de cem milhões que já tinha sido anunciado em Março.

Também nesta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que irá estar presente na cimeira pela paz que decorre na Suíça, nos dias 15 e 16 de Junho – uma cimeira que está longe de ter a adesão esperada pelo Presidente ucraniano.

Mas qual a importância deste apoio diplomático manifestado pelo Estado português e em que é que Portugal pode contribuir para o esforço de guerra ucraniano?

Neste P24, ouvimos Nuno Severiano Teixeira, professor catedrático, antigo ministro da Administração Interna e da Defesa e director do Instituto Português de Relações Internacionais.


Siga o podcast P24 e receba cada episódio logo de manhã no Spotify, na Apple Podcasts, ou noutras aplicações para podcasts.​ Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um email para podcasts@publico.pt.

Sugerir correcção
Comentar