AT liquidou IMI de 153 barragens desde 2019 numa média de cinco milhões por ano

A directora-geral da AT, Helena Borges, foi ao Parlamento na sequência de requerimentos do PSD e do Bloco de Esquerda sobre a cobrança de impostos associada às barragens.

Foto
evr enric vives-rubio - 20 janeiro 2016 - PORTUGAL, Lisboa Assembleia da Republica - comissao de orcamento, financas e modernizacao administrativa recebe em Audicao a Directora Geral da Autoridade Tributaria e Aduaneira, Helena Borges, no ambito de requerimento apresentado pelo Bloco de Esquerda, Enric Vives-Rubio
Ouça este artigo
00:00
01:14

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A directora-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira disse hoje que foi efectuada a liquidação do IMI de 153 barragens dos anos de 2019 a 2022, sendo o imposto liquidado de cerca de cinco milhões de euros para ano.

Estes dados foram avançados pela directora-geral da AT, Helena Borges, que está a ser ouvida na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), na sequência de requerimentos do PSD e do Bloco de Esquerda sobre a cobrança de impostos associada às barragens.

Segundo Helena Borges, dos 366 aproveitamentos hidráulicos comunicados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) estão concluídas as avaliações e inscritas na matriz 153 destes aproveitamentos, e efectuada a liquidação.

"Concluímos a avaliação e inscrevemos na matriz 153 barragens e liquidámos o imposto correspondente", disse, indicando que a liquidação do IMI corresponde aos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022.

Segundo Helena Borges, o imposto liquidado para cada um daqueles anos são cerca de cinco milhões de euros, estando neste momento pagos 2% do valor tendo em conta o facto de estarem ainda a decorrer prazos para impugnação e audição.