Europeu sub-17: Portugal garante apuramento para os quartos-de-final
Derrota com a França deixou três selecções empatadas, com seis pontos, no Grupo D. Diferença de golos decidiu passagem de portugueses e ingleses.
Portugal perdeu esta segunda-feira frente à selecção francesa, por 1-2, em Larnaca (Chipre), mas assegurou o primeiro lugar do Grupo D do Campeonato da Europa de sub-17, qualificando-se para os quartos-de-final da prova, onde defrontará a Polónia na próxima quinta-feira.
Portugal precisava de um empate para garantir o apuramento, sem sobressaltos, para a fase seguinte, mas foi incapaz de repetir os triunfos obtidos frente a Espanha e a Inglaterra, pelo que concluiu a fase de grupos empatado com Inglaterra (venceu a Espanha, por 3-1) e com a França, valendo a diferença de golos para garantir o apuramento.
A França marcou por Enzo Sternal (36'), mas Portugal reagiu de pronto, igualando com golo de Afonso Patrão (39'). Curiosamente, foi após a saída do melhor elemento dos franceses, Rayane Messi, que chegou o golo do triunfo da França, assinado por Enzo Molebe (81').
Na baliza de Portugal, Diogo Ferreira ainda evitou um desfecho mais desequilibrado, numa fase em que a França, perante o resultado de Inglaterra, precisava de marcar mais golos para anular o saldo negativo que lhe custou a eliminação no grupo da "morte" deste Euro.