“Pessoas que menstruam” é polémico? “É o termo usado em toda a documentação internacional”, lembram especialistas

Pessoas intersexo ou trans são apresentadas como exemplo de casos em que a menstruação pode ocorrer, sem que as pessoas se identifiquem como mulheres.

Foto
Quando os rapazes trans têm ovários e útero, a menstruação pode surgir, mesmo que estejam a fazer medicação de testosterona MATILDE FIESCHI (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
05:41

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Depois de, a 9 de Julho, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) ter lançado um questionário sobre a menstruação, referindo-se a “pessoas que menstruam”, em vez de usar a palavra “mulheres”, foram muitas as pessoas que se indignaram com a escolha do termo, reclamando que apenas as mulheres menstruam, pelo que a substituição da palavra não faria sentido. Agora, o PSD juntou-se à indignação, questionando a ministra da Saúde sobre o recurso àquele termo e acusando a DGS de usar linguagem que “deriva da ideologia defendida por alguns e não da ciência”. Mas especialistas dizem que isso não é verdade e dão dois exemplos: as pessoas intersexo e transmasculinas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.