Espanha: Lei da Amnistia, de volta ao Congresso, vai entrar em vigor no fim de Maio

Direita insiste que “o procés está vivo”, apesar da derrota independentista na Catalunha. Em Espanha, a campanha continua e não haverá governo catalão antes das eleições europeias.

Foto
Líder do PP na Catalunha, Alejandro Fernández, e Feijóo no encerramento da campanha na Catalunha ENRIC FONTCUBERTA / EPA
Ouça este artigo
00:00
04:18

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Chegou ao fim o caminho da Lei da Amnistia no Senado espanhol, onde a maioria do Partido Popular lhe permitiu prolongar procedimentos e vetar o texto acordado entre socialistas e independentistas catalães. O regresso da norma ao Congresso, para ser aprovada pela segunda e última vez pelos partidos que apoiam o Governo de Pedro Sánchez, segue-se às eleições na Catalunha, que selaram a derrota do independentismo. Só para o líder da oposição, Alberto Nuñez Feijóo, é que o “procés não morreu”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.