Fotogaleria
As imagens das auroras boreais nos céus de Portugal e de vários países
Esta sexta-feira, devido a uma tempestade electromagnética muito intensa, foi possível avistar auroras boreais em vários países onde o fenómeno é incomum (como Portugal). É possível avistarem-se novas auroras ao longo do fim-de-semana.
Normalmente, são visíveis apenas dos países nórdicos. Desta vez, porém, as auroras boreais foram visíveis em vários países no hemisfério norte como os Estados Unidos da América, Rússia, Suíça e até em Portugal.
Vários utilizadores nas redes sociais registaram o fenómeno natural em distritos como Vila Real, Viseu, Coimbra, Guarda e Portalegre.
O fenómeno incomum em latitudes mais baixas deve-se a uma grande tempestade electromagnética, no quadro de um período cíclico de grande actividade solar que atingiu o pico este ano.
As autoridades norte-americanas, de acordo com a agência Lusa, alertaram para a possibilidade de a tempestade solar provocar perturbações em redes eléctricas e de comunicações.
Se não conseguiu avistar o fenómeno esta sexta-feira, não perca a esperança: os serviços meteorológicos norte-americanos já confirmaram que é possível que se gerem novas auroras boreais ao longo do fim-de-semana.