Etheline Rosas, a conservadora de arte moderna que também fez o museu de Serralves

Nasceu há cem anos a brasileira que, vinda do museu e da bienal de São Paulo, foi “cúmplice” de Fernando Pernes no caminho que daria origem ao museu de arte contemporânea do Porto.

vinho-porto,sao-paulo,politica-cultural,arte-contemporanea,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Etheline Rosas na montagem da exposição documental Imagens da América 1910-1930, na Casa de Serralves, em Agosto de 1988 Cortesia Fundação de Serralves
vinho-porto,sao-paulo,politica-cultural,arte-contemporanea,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Etheline Rosas com Fernando Pernes, no Porto Cortesia Jorge Rosas
vinho-porto,sao-paulo,politica-cultural,arte-contemporanea,culturaipsilon,pintura,
Fotogaleria
Etheline (ainda Etelvina Isaac Chamis) no Museu de Arte Moderna de São Paulo; à direita, o casal Francisco Matarazzo Sobrinho-Yolanda Penteado Cortesia Jorge Rosas
vinho-porto,sao-paulo,politica-cultural,arte-contemporanea,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Etheline, na V Bienal de São Paulo, ao lado do actor inglês David Niven e do fundador do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Francisco Matarazzo Sobrinho (também conhecido como Ciccillo Matarazzo) Cortesia Jorge Rosas
vinho-porto,sao-paulo,politica-cultural,arte-contemporanea,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Etheline Rosas (à direita), com Marina de Mesquita de Sousa, Nikias Skapinakis e Rocha e Melo na inauguração da exposição Nikias Skapinakis: prospectiva 1966-2000, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, em Junho de 2000 Cortesia Fundação de Serralves
,Arte
Fotogaleria
Etheline Rosas com Paula Rego na inauguração da exposição da artista na Fundação de Serralves, em Junho de 1988 (foto que acompanha o artigo no livro Women Art Dealers – Creating Markets for Modern Art, 1940-1990 JOSÉ ANTÓNIO ROSAS/CORTESIA JORGE ROSAS
vinho-porto,sao-paulo,politica-cultural,arte-contemporanea,culturaipsilon,pintura,
Fotogaleria
Etheline Rosas e Paula Rego na inauguração da exposição da artista no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, em Outubro de 2004 Foto ArtStudio, cortesia Fundação de Serralves
,Arte
Fotogaleria
Capa do livro Women Art Dealers – Creating Markets for Modern Art, 1940-1990 DR
Ouça este artigo
00:00
12:04

Não será fácil encontrar a palavra que melhor defina quem verdadeiramente foi Etheline Rosas, a brasileira nascida em São Paulo, faz esta terça-feira cem anos, que no início da década de 1960 se radicou no Porto, e aí haveria de desempenhar um papel crucial, ao lado de Fernando Pernes (1936-2010), no projecto que viria a resultar no Museu de Arte Contemporânea de Serralves (MACS).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.