DGS confirma caso importado de sarampo num homem na região Norte

Não há ligação aos dois casos registados recentemente na região de Lisboa. Homem não tem indicação de estar vacinado contra a doença.

Foto
Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
01:10

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) confirmou esta terça-feira a existência de um caso importado de sarampo num homem de 54 anos, não residente em Portugal e sem ligação aos dois casos registados recentemente na região de Lisboa.

De acordo com o comunicado da DGS, este novo caso foi detectado na região Norte do país, sendo que o homem não tem indicação de estar vacinado contra a doença.

“O caso foi confirmado laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Este novo caso de sarampo não tem ligação epidemiológica conhecida com os casos anteriores”, pode ler-se na nota divulgada, que acrescenta que o indivíduo “está clinicamente bem e já não se encontra em período de infecciosidade”.

A evolução deste caso está a ser acompanhada pela DGS e pelas restantes autoridades de saúde, no âmbito do Programa Nacional da Eliminação do Sarampo, que assenta sobretudo na confirmação dos casos suspeitos e rastreio de contactos associados.

Além de explicar os métodos de vacinação, a autoridade de saúde nacional recomenda que se alguém esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo, ou se tem sintomas, ligue para a linha de saúde 808242424.