Fotogaleria
Um hotel (efémero como o gelo) cheio de arte dentro
Inaugurado em 1989, o hotel sueco nunca é igual de ano para ano, apresentando uma nova versão a cada Inverno. Desta vez, foi montado por 32 artistas.
É o Icehotel 34, Jukkasjärvi, na Suécia, unidade efémera que dura até à Primavera, até ao momento em que o gelo derrete e a água volta ao Rio Torne.
Inaugurado em 1989, o hotel sueco nunca é igual de ano para ano, apresentando uma nova versão a cada Inverno, com esculturas totalmente feitas de gelo.
O figurino deste ano, estreado a 15 de Dezembro, foi criado por 32 artistas de 14 países seleccionados por um júri (Suécia, Polónia, Japão, Itália, Bélgica, Canadá, Alemanha, Países Baixos, Roménia, França, Singapura, Bélgica, Eslováquia e Inglaterra), como sempre juntamente com a equipa de construção do hotel e Luca Roncoroni, director criativo. Desta vez, são 15 suítes, um salão principal e uma sala de cerimónias.
"É isso que torna o Icehotel único e ainda emocionante após 34 anos", diz Roncoroni. O hotel, desta vez, levou seis semanas a ser construído com 500 toneladas de gelo e dez piscinas olímpicas de uma mistura de gelo e neve.
Durante o ano, o que resta do hotel, a sua parte permanente, o chamado Icehotel 365 apresenta algumas suítes, um bar de gelo e uma sala de cinema.
As visitas ao hotel, possíveis até ao dia 14 de Abril, custam, por adulto, 375 coroas suecas, cerca de 33 euros.