Morreu aos 34 anos Hugo Dias Castro, chef do Pastus: restaurante vai continuar “o legado”
O chef tinha aberto em Oeiras, em 2020, um pequeno restaurante, que em 2023 recebeu uma menção no Guia Michelin.
Hugo Dias Castro, chef do restaurante Pastus, em Oeiras, morreu aos 34 anos. A notícia foi avançada na quarta-feira pela mulher, Ana Karen Fuentes, sócia e responsável pela sala do Pastus, e que assegura que o restaurante vai continuar “o legado que o Hugo nos deixou”, reabrindo portas na sexta-feira.
O Pastus abriu em 2020 e logo à nascença enfrentou o impacto terrível da pandemia de covid-19. Em Fevereiro de 2021, quando visitámos o espaço, a aposta de Hugo e Ana Karen era o take-away, depois de nos meses mais quentes terem utilizado o coreto situado em frente do restaurante, fazendo o serviço no exterior.
Hugo, nascido em Guimarães e que tinha passado pela Casa da Dízima, o Tabik e a Casa de Pasto, trabalhava a cozinha tradicional portuguesa – os pastéis de bacalhau, receita da avó, eram, na altura da visita da Fugas, uma das imagens de marca da casa, que desde o início apostou na qualidade do produto e na sazonalidade.
Descrevem-se como “um espaço simples e intimista onde a proximidade à cozinha é sentida” – os clientes vêm o trabalho de finalização dos pratos e de preparação das bebidas. O actual menu inclui uma degustação de sete momentos, resultado de uma evolução que Hugo defendia como necessária e da qual falava já no início de 2021, quando procurava soluções criativas para que pratos como os pastéis de bacalhau ou o bacalhau à Brás não perdessem qualidade no take-away.
O trabalho que realizou desde 2020 mereceu-lhe uma referência no Guia Michelin 2023, elogiando a “comida portuguesa com um toque contemporâneo e muito sabor.
Hugo Dias Castro deixa dois filhos e muitos amigos, que esta quinta-feira se despedem dele num encontro no Pastus.