5 dicas para uma cozinha funcional, limpa e criativa

Seja porque é preciso pensar-se de modo mais sustentável, ou para facilitar a vida em família, optimizar a cozinha já não é possível sem a ajuda da máquina de lavar loiça.

Foto
Ouça este artigo
00:00
04:38

A cozinha é frequentemente o epicentro do caos numa casa. São os jantares, a preparação das refeições para as marmitas da escola, o bolo que o “chef pasteleiro” da família resolve fazer à última hora… Razões para a cozinha estar desarrumada são muitas, mas soluções para contrariar isso (felizmente) também existem. Nesta lista, identificamos práticas e ferramentas para ajudar a que a cozinha seja um espaço onde apetece entrar e criar, sempre em torno de um objecto essencial, que a MaxiSpace, a nova máquina de lavar loiça da Whirlpool.

1. Apostar numa boa máquina

Todos sabemos como pode ser extenuante chegar a casa, preparar o jantar, sentar-se à mesa e, no fim, ainda ter de lavar a loiça e deixar a bancada da cozinha imaculada. Mas não tem de ser assim, até porque se a família incluir crianças o caos multiplica-se. As novas máquinas de lavar loiça de encastre MaxiSpace, da Whirlpool, permitem precisamente arrumar um grande volume de itens (a cuba tem mais 10% de espaço extra¹), garantindo que nada fica no lava-loiças por falta de espaço. No compartimento superior desta máquina, todo o espaço é economizado, alojando taças, canecas e copos altos (até 13cm, por curiosidade). Ou seja, diga adeus ao “tirar e pôr” constante a ver se cabe tudo.

2. Agilizar a arrumação da loiça

Um dos truques quanto à higienização da loiça passa por fazer o seguinte: arrumar as peças que já foram lavadas e que, entretanto, secaram. Desta forma temos sempre a máquina de lavar loiça vazia e pronta a receber nova carga. Dito isto, enquanto cozinhamos é aconselhável ir logo dispondo na máquina as peças que já podem ser dispensadas — como frigideiras, coadores, facas — arrumando-as de forma eficiente dentro da MaxiSpace. Tem dois bónus: ficam logo no sítio e libertam espaço de manobra na bancada. Desta maneira quando o jantar terminar é só arrumar os pratos, os talheres e os copos, que tem um terceiro cesto com jactos integrados capazes de chegar ao fundo daquele copo de vinho comprido que até à mão custa a lavar.

Foto
As novas máquinas de lavar loiça de Encastre MaxiSpace, da Whirlpool, permitem arrumar um grande volume de itens

3. Pensar de modo sustentável

Uma das mentalidades da nova geração de máquinas trata de economizar ao máximo. A MaxiSpace tem um desempenho de secagem de até 99%*, até 40%** de poupança energética. Ou seja, este sistema especial abre automaticamente a porta no final do ciclo para secar os pratos naturalmente, sem necessidade de intervenção da nossa parte. O sistema chama-se NaturalDry: com isto, chegando a casa é só arrumar a loiça. Há ainda um factor diferenciador na MaxiSpace: poupa até 40%² em água e energia com os programas automáticos munidos da Tecnologia 6.º Sentido — esta detecta o tamanho da carga e o nível de sujidade para adaptar de forma inteligente o ciclo e as definições do programa. Eficaz, portanto.

Foto

4. Escolher uma máquina adaptável

A decoração pode ser um tema interessante, mas com cozinhas que se querem funcionais torna-se importante dar, por exemplo, maior destaque a um forno eficiente ou a uma boa máquina de lavar loiça do que a um sem fim de jarras decorativas e de acessórios de cozinha que nunca iremos usar. Resumindo: menos é mais e apostar em electrodomésticos eficientes e inovadores vale mais do que qualquer bibelot. É por isso que a MaxiSpace se adapta a todas as cozinhas: tem um sistema de instalação fácil que assegura uma flexibilidade elevada no ajuste da altura (o painel da porta pode ter até 84cm de altura e o rodapé pode ser reduzido até 0 cm). Além disso, está equipada com dobradiças deslizantes para permitir um maior suporte de diferentes materiais. Com isto, se escolher a cozinha primeiro que a máquina, tudo se adaptará.

5. Planear, cooperar, agilizar

Por fim — mas não menos importante — planear as refeições da semana com antecedência ajudará a organizar o frigorífico, a não usar demasiada loiça e a economizar recursos (e até a libertar a mente para nos dedicarmos a relaxar). E se é verdade que para alguns o acto de cozinhar é tão terapêutico que encontram tranquilidade no método, tal como no caos, mesmo para esses há dias em que o cansaço vence. Resumindo: apostar no planeamento com a ajuda de electrodomésticos que executem as tarefas de forma eficiente é essencial para que a tarefa de cozinhar seja um prazer. Ter uma máquina de lavar espaçosa traduz-se numa casa abençoada pelo sossego.

Foto

¹ Comparação entre os modelos de máquinas de lavar loiça Whirlpool com cuba standard e os modelos de máquina de lavar loiça Whirlpool com cuba MaxiSpace. Espaço extra refere-se à área total de carga aumentada entre os 3 cestos.
² Testado internamente em comparação com a execução dos ciclos menos intensivos e mais intensivos. Resultados de poupança referentes ao programa AutoMisto. Diferentes níveis de poupança alcançados noutros ciclos.

Sugerir correcção
Comentar