E se nem tudo fosse negociável e tivesse de ser explicado até à exaustão?

É verdade que há coisas que podem e devem ser negociadas com as crianças. Mas também não é menos verdade que há coisas que não são negociáveis e outras que só o são até determinado ponto.

Foto
"Faz sentido dar às crianças uma explicação ajustada à sua idade, clara e concisa (...) Mas convém não perdermos de vista que tudo tem os seus limites" DR/Michal Parzuchowski via Unsplash
Ouça este artigo
00:00
05:08

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Hoje em dia desejamos explicar tudo às crianças, para que compreendam a razão de ser daquilo que lhes estamos a pedir. Achamos importante implicá-las nos processos de decisão e damos espaço para que nos apresentem os seus argumentos. Apreciamos que sejam capazes de defender as suas opiniões e de justificar as suas posições, de modo a desenvolverem o espírito crítico e o pensamento independente.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.