Aos 88 anos, Maggie Smith, a icónica Minerva McGonagall de Harry Potter, é a nova musa da Loewe
A actriz britânica é a protagonista da nova campanha de Inverno da casa de moda espanhola. Surge sorridente em fotografias que mostram a sua beleza natural, sem esconder os sinais de envelhecimento.
Jonathan Anderson não se cansa de surpreender nas campanhas publicitárias da Loewe, mas, desta vez, elevou o espanto dos fãs de moda (e do Harry Potter) a outro nível, ao escolher para protagonista a actriz britânica Maggie Smith, de 88 anos. A eterna professora de Hogwarts Minerva McGonagall surge numa nova faceta na campanha de Inverno da marca de luxo espanhola. Resta saber se traz um truque escondido na manga do casaco ou a varinha dentro da mala.
As imagens do fotógrafo de moda alemão Juerguen Teller foram divulgadas nesta terça-feira e não tardaram a tornar-se virais nas redes sociais, com os fãs a lembrarem a icónica professora de magia da saga Harry Potter de J.K. Rowling. “Maggie Smith para a Loewe é tudo o que eu não sabia que precisava”, escreveu um utilizador no X, antigo Twitter. Já a revista Vogue vai mais longe e declara: “É tudo o que a moda precisava.”
O que está a surpreender nas imagens, que cumpriram o propósito de chamar a atenção para a casa espanhola, é também o realismo das fotografias que parecem ter sido pouco ou nada editadas. É possível ver ao pormenor todas as rugas do rosto da nova musa de Loewe, que surge sorridente, quase sem maquilhagem e perfeitamente penteada, a usar um casaco de pêlo e a segurar a icónica mala Puzzle. Noutra fotografia aparece como que sentada com uma saia de folhos e a segurar outra mala.
Maggie Smith for Loewe is everything I never knew I needed pic.twitter.com/HkNRsYboAR
— Molly Elizabeth (@molllyelizabeth) October 24, 2023
Maggie Smith é um exemplo de consistência e resiliência num envelhecimento activo. Quase aos 90 anos continua a insistir que não se vai reformar. Ainda assim, confessa que sofre com a fama, sobretudo graças aos papéis em Harry Potter e na série de época Downton Abbey. “Antes eram só autógrafos, mas agora todos querem fotografias. Começamos a sentir-nos como aquelas pessoas que acham que as fotografias sugam a alma”, declarava em entrevista ao The Times.
Reconhecimento não lhe falta. Além de dois Óscares — por A Primavera de Uma Solteirona (1970) e California Suite (1979) —, ao longo destas décadas de carreira conquistou ainda um Tony, cinco Baftas, três Globos de Ouro e quatro Emmys. Também é uma das damas da Ordem do Império Britânico, título com que foi investida por Isabel II (1926-2022), tal como com a Ordem dos Companheiros de Honra.
No cinema não faltam provas do seu talento, mas agora também se afirma na moda. Além de a campanha ser um reforçar da importância da diversidade na moda, é igualmente uma inteligente manobra de marketing do director criativo Jonathan Anderson, que quer falar ao coração dos fãs da marca, ao trazer caras conhecidas, mas pouco óbvias para as suas campanhas.
Maggie Smith não foi a primeira actriz a dar a cara pela casa espanhola, desde que o designer britânico está aos seus comandos. Em 2021, as fotografadas foram Gillian Anderson e Tracee Ellis Ross. No ano passado, foi a vez do consagrado Anthony Hopkins, de 85 anos, protagonizar a campanha de Inverno, que também gerou uma avalanche de reacções nas redes sociais.
Nos últimos anos, Jonathan Anderson revitalizou a marca espanhola, actualizando-a de uma forma que gera elogios de rara unanimidade numa indústria tão competitiva como é a moda. As suas propostas têm sido marcadas pela paixão pela manufactura e pelo artesanato, bem como pela irreverência quanto ao fluidez de género.
O desafio é manter a identidade, ao mesmo tempo que acompanha a velocidade da indústria, desdobrando-se em mais de 15 colecções por ano, da sua marca em nome próprio, J.W. Anderson, até à Loewe. “Antes da pandemia, a moda estava presa num estranho ciclo em que as coisas estavam a tornar-se maiores e maiores, e maiores, e maiores — mas sem qualquer motivo. Agora, é tudo sobre qual é o nosso objectivo”, sublinhou Anderson, em entrevista ao PÚBLICO.
A Loewe, fundada em 1846 em torno do trabalho no couro, tem como centro nevrálgico as suas oficinas em Madrid e agora Paris, para onde Anderson mudou a sede da direcção criativa para ficar um pouco mais perto de Londres, onde está sediada a sua marca. Em 2021, a marca chegou a Lisboa com uma loja na Avenida da Liberdade.