As florestas nativas do Sabugal em destaque no Naturcôa
O Naturcôa, “mais do que um evento de fotografia de natureza”, acontece nos dias 4 e 5 de Novembro com palestras, workshops e um passeio fotográfico.
Potenciar o turismo e a sustentabilidade e "explorar as riquezas naturais e culturais" da região do Sabugal. Eis os pontos-chave do Naturcôa, que está prestes a acontecer (nos dias 4 e 5 de Novembro) e a mostrar o porquê de ser "mais do que um evento de fotografia de natureza".
Aos poucos ou de rompante, quem por lá já passou vai-se deixando apaixonar pelo território e por uma ideia de partilha que começou a florescer em 2019.
Desta vez, um dos destaques do Naturcôa serão as palestras relativas à residência artística Luz e Sombras: Florestas Nativas do Alto Côa, com uma "visão única sobre as florestas nativas" da região, os carvalhais, soutos e galerias ripícolas, as suas características e o seu papel nos ecossistemas locais.
Além disso, haverá lugar para uma oficina de recolha e gastronomia silvestre com Fernanda Botelho, e oportunidade para ouvir fotógrafos como Ricardo Lourenço, Ângelo Jesus e Joel Santos. Entre os convidados estarão ainda presentes João Soutinho da Verde - Associação para a Conservação Integrada da Natureza, Ricardo Brandão do CERVAS (Centro de Ecologia e Recuperação de Animais Selvagens) e Rui Bernardo, fotógrafo subaquático. De Espanha, mais concretamente das Astúrias chega o fotógrafo Mario Suárez Porras, especialista em aves.
O cartaz fica completo com Carla Mota e Rui Pinto, autores do blogue Viajar entre Viagens e com Cláudia Costa, fotógrafa de Lisboa, que encontrou inspiração nas pessoas, paisagens e natureza do nordeste transmontano. A entrada nas conferências tem um custo de cinco euros.
A edição de 2023 contará com a cerimónia de entrega de prémios do Rewilding Photo Contest, concurso promovido pela Rewilding Portugal e que se destaca pelo foco na fotografia de conservação e vida selvagem.
A propósito, volta ao Naturcôa o workshop de introdução à biodiversidade (realiza-se na manhã de sábado, tem a duração aproximada de 90 minutos e destina-se a crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos). Domingo é dia de passeio fotográfico e de workshops relacionados com a natureza.