Fotogaleria
Activistas pelo clima: as imagens do protesto na Segunda Circular
Membros do grupo Climáximo bloquearam a circulação rodoviária na Segunda Circular, uma das vias mais movimentadas de Lisboa, no sentido Benfica-Aeroporto, em frente à sede da Galp. O protesto foi interrompido por duas vezes – pelos condutores e pela polícia – e onze activistas foram detidos.
O grupo de activistas Climáximo bloqueou durante alguns minutos o trânsito no sentido Benfica-Aeroporto, em frente à sede da Galp, em Lisboa. Duas activistas penduraram-se, inclusivamente, na ponte pedonal que passa sobre a Segunda Circular. No final da manhã, 11 activistas foram detidos pelas autoridades e transportados para a esquadra de Benfica.
Os activistas foram retirados da estrada duas vezes, uma pelos condutores e outra pela polícia. Alguns dos protestantes terão sido agredidos pelos condutores e uma activista terá sido atropelada por uma mota que passou por cima do seu joelho. No entanto, não houve ferimentos graves a reportar.
Foram mobilizados para o local operacionais da PSP, INEM e Sapadores Bombeiros de Lisboa.
"Sabemos que o Governo e as empresas declararam guerra à sociedade e ao planeta", disse a porta-voz do Climáximo, ao PÚBLICO. "A nossa pergunta para a sociedade é: sabendo o que tu sabes, sabendo que eles são culpados mas nunca serão responsáveis, o que é que tu vais fazer?", continuou.