Um acidente na Destilaria Levira levou a uma inundação de vinho nas ruas da localidade homónima, na freguesia de São Lourenço de Bairro, concelho de Anadia. A Bairrada está em plena época de vindimas e o rebentamento de dois depósitos de vinho naquela empresa levou a que o líquido corresse num insólito rio. Do programa semanal do humorista Ricardo Araújo Pereira às páginas do brasileiro Globo, a notícia tornou-se viral.
Foi pronta a actuação dos Bombeiros Voluntários de Anadia e da autarquia local, uma vez alertados para a fuga de cerca de 2,2 milhões de litros de vinho, segundo vários relatos. Os primeiros dragaram o vinho e levaram o líquido para uma estação de tratamento de águas residuais, tendo sido evitado um "desastre ambiental", escreve o Jornal de Notícias, citando o vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio.
A Destilaria Levira tem estado em contacto com a autarquia e será realizada em breve uma reunião para aferir o prejuízo causado pelo acidente. A empresa fez saber que se responsabilizaria pela limpeza e reparação dos danos e pedia à população que fotografassem eventuais prejuízos.
No domingo, o incidente foi logo "notícia" no programa de televisão Isto é Gozar com Quem Trabalha, com Ricardo Araújo Pereira a brincar com a coincidência de Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ter visitado no final de Agosto a futura residência de Anadia para estudantes do ensino superior. Anadia não tem universidade, mas terá residência universitária e "vinho à discrição", o que mais podem querer os estudantes universitários?, brincou o humorista na antena da SIC.
Esta segunda-feira, o "rio" de vinho correu mundo e tornou-se viral nas redes sociais. Também foi notícia no Globo e noutros jornais internacionais.