Quinta na TV: Diana, Lolita e os mistérios das flores
Le Mans, Jogos de Prazer, Luzzu e O Barba-Azul também entram na agenda do dia.
CINEMA
Flores Partidas
AXN Movies, 21h10
Bill Murray encarna um homem com sucesso no trabalho mas pouco no amor, cuja vida muda ao receber uma carta que o informa de que é pai. Mais: o filho adolescente está à sua procura. Embora reticente, decide procurar a mãe do filho, num périplo que o levará a reencontrar antigas paixões e perceber a solidão em que se tornou a sua vida. Um filme de Jim Jarmusch.
Le Mans’66: O Duelo
Fox Movies, 21h15
EUA, anos 1960. Com a Ferrari a ganhar protagonismo pelo glamour dos veículos e as prestações em corridas, a Ford percebe que tem de recriar a sua imagem e contrata uma equipa para participar nas 24 Horas de Le Mans. Matt Damon e Christian Bale assumem os papéis principais no duplamente oscarizado filme de James Mangold, baseado em eventos verídicos e estreado em 2019.
Logo a seguir, passa outro filme sobre a mítica prova francesa de resistência, este datado de 1971: Le Mans, com Steve McQueen e Siegfried Rauch ao volante e com imagens reais captadas na competição.
Jogos de Prazer
Nos Studios, 23h20
Eddie Adams (Mark Wahlberg) vive com a família nos arredores de Los Angeles. O pai (Lawrence Hudd) quase não fala; a mãe (Joanna Gleason) está sempre a acusar o filho de falhado. E Eddie vai trabalhando a lavar loiça num bar da moda. Um dia, Jack Horner (Burt Reynolds), realizador de filmes pornográficos, descobre os atributos físicos do adolescente e oferece-lhe uma oportunidade. Eddie aceita e deixa-se seduzir por aquele ambiente, em nome do sonho de vingar como actor.
Com argumento e realização de Paul Thomas Anderson, o filme foi nomeado para três Óscares e deu a Reynolds o Globo de Ouro de melhor actor secundário.
Luzzu
TVCine Edition, 1h30
Alex Camilleri escreve e realiza este filme dramático, estreado no Festival de Cinema de Sundance, sobre um pescador (Jesmark Scicluna) que se vê forçado a trabalhar para um grupo ligado ao mercado negro. É que Luzzu, o seu velho barco – e única forma de subsistência – começou a meter água e ele precisa desesperadamente de rendimentos para sustentar a mulher doente e o filho bebé.
DOCUMENTÁRIOS
O Abominável Mistério das Flores
RTP2, 20h37
Um “abominável mistério”. Foi com estas palavras que Charles Darwin descreveu a extraordinária e enigmática evolução das plantas com flores. Este documentário parte em busca das suas origens, realça a sua diversidade e expõe as suas capacidades de conquista dos ecossistemas, sejam desertos inóspitos, florestas frondosas ou cumes de montanhas. Novas pistas levantadas por biólogos, paleontólogos e geneticistas revelam “superpoderes” que vão da manipulação de feixes de luz à detecção de sons.
Lolita: Uma Fantasia Incompreendida
RTP2, 22h56
A erotização de uma adolescente no polémico romance que Vladimir Nabokov escreveu em 1955 – e as várias manifestações na cultura pop (uma das mais famosas, a adaptação cinematográfica realizada por Stanley Kubrick em 1962) – é analisada à luz dos nossos dias. Seria possível, por exemplo, publicar um livro como Lolita em tempos de #MeToo, numa cultura woke e face a movimentos que rasuram obras literárias? São perguntas como estas que são levantadas pelo documentário de Olivia Mokiejewski.
The Diana Investigations
ID, 22h
No dia em que passam 26 anos desde a morte de Diana Spencer, é emitida uma minissérie documental que investiga as circunstâncias do acidente de viação que vitimou a “princesa do povo”, em Paris. Recorre a testemunhos dos “principais investigadores do caso em ambos os lados do Canal da Mancha” para explicar o que aconteceu e, eventualmente, desmontar intrincadas teorias da conspiração.
ÓPERA
O Barba-Azul
RTP2, 2h20
Registo da ópera bufa em três actos na produção que a Ópera Nacional de Lyon levou à cena em 2019. Encenada por Laurent Pelly, segue a versão de Jacques Offenbach, com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, que transformou em sátira o cruel conto original de Charles Perrault. No papel titular, o do nobre que matava as suas esposas em série, surge o tenor Yann Beuron.