Universidade de Salamanca atribui doutoramento honoris causa a Caetano Veloso
Músico e poeta brasileiro dará três concertos em Portugal no início de Setembro. Companhia das Letras publica nova colectânea com letras das canções.
O músico e poeta brasileiro Caetano Veloso vai ser agraciado com o título de doutor honoris causa pela Universidade de Salamanca na próxima semana, 4 de Setembro, numa cerimónia solene em latim, anunciou hoje a instituição académica.
Cantor, compositor, produtor musical e, "não menos importante na sua longa carreira artística e intelectual", também escritor, o brasileiro Caetano Veloso é considerado "um dos melhores músicos mundiais do século XX e XXI", refere a instituição num comunicado.
Caetano Veloso, considera a universidade, faz parte de uma "constelação muito selecta" ao lado de "figuras de estatura universal como Bob Dylan, John Lennon, Paul McCartney ou Patti Smith ou, do campo especificamente da música brasileira, Tom Jobin, Gilberto Gil, Milton Nascimento ou Djavan".
A sua candidatura foi apresentada pela Faculdade de Filologia e pelo Departamento de Filologia Moderna, com apoio do Centro de Estudos Brasileiros, e defendida, perante o Senado da Universidade pelo professor de Filologia Galega e Portuguesa Pedro Serra, na sessão realizada em 21 de Abril de 2022, explica a instituição académica no comunicado.
Até à data, o músico e poeta brasileiro coleccionou mais de 50 álbuns que ainda estão disponíveis no mercado, e no campo da música do mundo tem um "trabalho enorme e brilhante que ainda está vivo quando completa 50 anos de carreira", recorda a instituição.
Também no início de Setembro, Caetano Veloso vai voltar a Portugal para três concertos, dois no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e um no Coliseu do Porto. Integrados na digressão Meu Coco, o seu último álbum, os concertos acontecem em 9 e 10 de Setembro, em Lisboa, e no dia 14 do mesmo mês no Porto.
Nesta segunda-feira, chega igualmente às livrarias uma nova colectânea que reúne as letras de todas as músicas de Caetano, divulgou um comunicado da editora Companhia das Letras, do grupo Penguin Random House. O livro Letras, que comemora os 80 anos de vida do músico, "revela poemas que muitos de nós sabemos de cor, e tantos outros [que] teremos a alegria de descobrir".
Numa obra organizada pelo poeta e professor brasileiro Eucanaã Ferraz — que já publicou outras obras sobre o mesmo tema em Portugal e no Brasil, nomeadamente na Quasi — "são mais de 500 versos escritos para serem cantados, mas que aqui revelam a sua natureza dúplice enquanto poemas, e que vão desde 1965 até ao seu mais recente trabalho, Meu Coco".
Notícia actualizada às 16h: acrescenta publicação do livro Letras