A biblioteca pública do ano fica em Barcelona — e os livros começam no exterior

A Biblioteca Gabriel García Márquez tem a forma de livros empilhados. A madeira e o aço são os destaques, mas é a escadaria de vidro que nos leva aos locais mais escondidos.

Há salas com poltronas e camas de rede para uma leitura mais confortável JESUS GRANADA
Fotogaleria
Há salas com poltronas e camas de rede para uma leitura mais confortável JESUS GRANADA

No Bairro de Sant Martí de Provençals, em Barcelona, há um edifício de aço e madeira que se destaca de todos os outros. A Biblioteca Gabriel García Márquez, que homenageia o escritor colombiano que viveu na cidade entre 1967 a 1975, é a casa dos livros e o exterior mostra-o: os volumes de diferentes formas e tamanhos são como livros empilhados desajeitadamente por onde se escondem as janelas com vista para a cidade.

No interior, o pátio central funciona como “chaminé solar” que absorve a luz e aquece o espaço. A interminável escadaria de vidro é o caminho a percorrer até às mais de 40 mil obras que preenchem as estantes.

Elena Orte e Guillermo Sevillano, do Atelier SUMA Arquitectura, são os responsáveis pelo projecto que venceu o prémio de Melhor Biblioteca Pública de 2023 da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA), em Roterdão. Construída com materiais reciclados, a biblioteca, que é a terceira maior da cidade, “é tão quente e leve quanto luminosa”, lê-se no site do atelier.

Ao longo de cinco pisos, os caminhos de estantes levam-nos à descoberta de outros lugares. Contam-se salas de eventos, reuniões, tecnologia, espaços sensoriais para crianças e até um estúdio de rádio. Junto às janelas ficam as poltronas e camas de rede para quem preferir uma leitura mais confortável.

A obra, que foi inaugurada em Maio de 2022, recebeu, até ao passado mês de Julho, mais de 300 mil visitantes, emitiu mais de seis mil novos cartões de membro e 200 mil requisições de livros, adianta o site Bibliotecas de Barcelona. Para os arquitectos, a biblioteca é um espaço público que se torna “a casa de todos e onde qualquer visitante encontrará o seu lugar especial.”

Este ano, foram a concurso 16 bibliotecas de 11 países. Os três outros finalistas foram a biblioteca pública Janez Vajkard Valvasor Krško, da Eslovénia, a Parramatta, da Austrália e a biblioteca Shanghai East, da China.

Venceu o prémio de Melhor Biblioteca Pública de 2023
Venceu o prémio de Melhor Biblioteca Pública de 2023 JESUS GRANADA
É feita de madeira e aço laminado
É feita de madeira e aço laminado JESUS GRANADA
A biblioteca é feita de materiais reciclados
A biblioteca é feita de materiais reciclados JESUS GRANADA
O pátio central funciona como "chaminé solar" que absorve a luz e aquece o espaço
O pátio central funciona como "chaminé solar" que absorve a luz e aquece o espaço JESUS GRANADA
Recebeu mais de 300 mil pessoas
Recebeu mais de 300 mil pessoas JESUS GRANADA
Tem mais de 40 mil livros
Tem mais de 40 mil livros JESUS GRANADA
Tem cinco pisos
Tem cinco pisos JESUS GRANADA
Foi inaugurada em Maio de 2022
Foi inaugurada em Maio de 2022 JESUS GRANADA