Açores e Madeira entre aproveitar a “oportunidade” ou esperar pela altura certa

José Manuel Bolieiro tem a garantia de que o PSD não aprovará uma revisão da Constituição sem propostas autonómicas. Já o PSD-Madeira critica projecto apresentado pelos sociais-democratas.

Foto
José Manuel Bolieiro lidera o executivo açoriano Anna Costa
Ouça este artigo
00:00
09:01

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Para Açores e Madeira, a revisão constitucional em curso, suscitada pelo Chega, deve servir para aprofundar os poderes autonómicos. Se as duas regiões convergem na necessidade de reforçar as competências regionais — da gestão partilhada do mar à execução do estado de emergência —, sociais-democratas e socialistas das ilhas divergem quanto à ambição que deve ter a revisão que está a ser trabalhada na Assembleia da República e, por exemplo, quando à solução a adoptar para suprir a extinção do representante da República. Se PSD-Açores e PSD-Madeira querem agarrar esta oportunidade, ainda que no segundo caso haja críticas à proposta do partido nacional, PS-Açores e PS-Madeira preferiam que se aguardasse pela conclusão do trabalho em desenvolvimento pelos parlamentos regionais sobre o aprofundamento das autonomias.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.