Aveiro tem novas BUGAS, mas estas já não são gratuitas

São mais de 200 bicicletas que passam a estar ao dispor, mediante pagamento, dos habitantes e dos turistas. O modelo anterior, de uso gratuito, será mantido em circulação.

LANCAMENTO DAS NOVAS BUGAS EM AVEIRO
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As novas BUGA começaram a circular em Aveiro nesta segunda-feira de manhã Adriano Miranda
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As novas BUGA começaram a circular em Aveiro nesta segunda-feira de manhã Adriano Miranda
LANCAMENTO DAS NOVAS BUGAS EM AVEIRO
PRESIDENTE DA CAMARA RIBAU ESTEVES
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O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, foi um dos primeiros a experimentar a nova BUGA Adriano Miranda
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VEREADORA DAS OBRAS PARTICULARES ANA CLAUDIA OLIVEIRA
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Ana Cláudia Oliveira, vereadora das Obras Particulares da Câmara de Aveiro Adriano Miranda
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As novas BUGA começaram a circular em Aveiro nesta segunda-feira de manhã Adriano Miranda
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As novas BUGA começaram a circular em Aveiro nesta segunda-feira de manhã Adriano Miranda
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Com um atraso de quase dois anos, o novo sistema de bicicletas partilhadas do município de Aveiro entrou, ao final da manhã desta segunda-feira, em funcionamento. Os novos veículos também recebem o nome BUGA (Bicicletas de Utilização Gratuita de Aveiro), que foram pioneiras no país, ainda que a sua utilização passe a ser paga. A letra “g” passa agora a ser referente à palavra “gostosa”, referiu, em jeito de brincadeira, o presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves. São dois novos modelos de bicicletas que vêm juntar-se ao anterior (este continuará a ser de uso gratuito) e que já estão espalhados ao longo de 20 estações, em vários pontos da cidade. A implementação das BUGA II, conforme têm vindo a ser também designadas, compreendeu um investimento de cerca de meio milhão de euros, financiado por fundos comunitários.

Depois de ter chegado a perspectivar que o novo sistema estivesse já activo em Julho de 2021, Ribau Esteves não deixou de reconhecer que se tratou de “uma operação complexa”. “Quisemos que o novo sistema ficasse preparado para as tecnologias, quer no acesso à gestão pelos utilizadores através da app, quer dotando cada doca de capacidade para, no futuro, fazer carregamentos, pelo que cada uma tem o seu ramal eléctrico”, enquadrou o autarca, pouco antes de dar início à volta inaugural.

A nova frota é composta por “mais de 200 bicicletas”, de dois modelos distintos: um mais pesado, e já preparado para vir a levar motor auxiliar e bateria, e um outro, mais ligeiro, que corresponde à bicicleta tradicional. “A nossa decisão nesta primeira fase foi não ter bicicletas eléctricas. Mas, obviamente, queremos vir a dar esse passo e daí esta opção na estrutura das docas e das bicicletas”, explicou o autarca aveirense.

O acesso a estes novos veículos passa a ser feito através de uma app, estando também disponível um cartão físico para aqueles que não pretenderem (ou não conseguirem) recorrer à aplicação móvel, que pode ser comprado no Centro Cultural e de Congressos, na Loja BUGA (junto ao Mercado Manuel Firmino), e na antiga estação de caminho-de-ferro. O tarifário varia conforme se pretenda uma utilização frequente ou esporádica, na certeza de que os utilizadores fidelizados têm acesso a um preço mais baixo para estes, nos primeiros 30 minutos de utilização, o custo será de 10 cêntimos; a partir daí, e até uma hora de uso, será cobrado um euro.

A área limite de utilização corresponde à área do município de Aveiro, com a inevitável entrada no território do município de Ílhavo para poder aceder ao ferryboat que faz a travessia para a praia de São Jacinto.

Em paralelo, a chamada BUGA I continuará disponível, e sem custos para o utilizador, no quiosque instalado em frente ao Manuel Firmino. São cerca de 80 bicicletas que compõem a frota mais antiga, mas “em boa condição física e técnica”, garantiu o presidente da autarquia. “Tivemos a possibilidade de renovar a nossa frota, antes do incêndio que atingiu a empresa que construiu as bicicletas”, reparou.

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