Panorama nacional da equidade. A grande diferença está em frequentar uma escola pública ou privada
Sendo a grande fonte de iniquidade para os alunos a frequência ou não de escolas privadas, políticas que permitam a livre escolha da escola são medidas que potencialmente favorecem a equidade.
- “A sala de aula não está confinada às quatro paredes”: a importância dos clubes escolares
- Ministério vai adoptar mais indicadores para medir equidade nas escolas
- Consulte aqui o ranking das escolas, do básico e do secundário
A OCDE, na sua análise dos resultados do PISA, tem vindo a preocupar-se de forma crescente com a equidade dos sistemas educativos. De acordo com a OCDE, equidade na educação significa que as escolas e os sistemas educacionais promovem igualdade de oportunidades de aprendizagem para todos os seus alunos. Isto é, um sistema de ensino equitativo é um sistema onde o contexto socioeconómico, o estatuto de emigrante, a etnia, o género, ou a religião não são factores que expliquem os resultados dos alunos – equidade não significa que todos os alunos obtêm os mesmos resultados, mas sim que as diferenças encontradas se devem exclusivamente às suas capacidades cognitivas inatas e ao seu esforço.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.