“A sala de aula não está confinada às quatro paredes” nem o mundo é só “o outro lado da rua”
Autonomia, comunicação, sentido crítico ou responsabilidade são algumas das competências que muitas escolas por todo o país procuram desenvolver nos alunos para lá dos muros da sala de aula.
Os alunos acabam de chegar de uma das actividades de recolha de lixo e concentram-se no espaço de convívio. Esta é uma das várias acções que a Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, usa como veículo de promoção da participação cívica. No total do agrupamento, 65% dos 2500 alunos participam em algum projecto extracurricular, adianta o director do estabelecimento. As escolhas são várias. O clube de programação e robótica, o desporto escolar ou os clubes de ciência viva são alguns dos exemplos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.