As marcas de luxo que são a nata nacional

Quando se fala de luxo, são poucas as marcas portuguesas consensuais. Nem tudo o que brilha é ouro, mas a qualidade e a intemporalidade estão presentes naquelas reconhecidas além-fronteiras.

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Pormenor de um quarto no Montebelo Vista Alegre Ilhavo Hotel ADRIANO MIRANDA/Arquivo
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“Um dia de vendas em Xangai é, grosso modo, o equivalente a um ano de vendas na Avenida da Liberdade, em Lisboa.” A imagem dada por Francisco Carvalheira, o director-geral da Laurel – Associação Portuguesa de Marcas de Excelência, lançada oficialmente em Outubro de 2021, mostra como é preciso redimensionar o sector, quando se fala do mercado nacional e, mais ainda, quando se trata de identificar as marcas de luxo portuguesas. “Na Europa, luxo e excelência confundem-se muitas vezes. A excelência é a base do luxo, não há luxo sem excelência, mas pode haver excelência sem luxo”, precisa. “Em Portugal, estamos a caminhar para termos verdadeiras marcas de luxo.”

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