Cristina e o seu séquito de levantados do chão
Nas Cristina Talks vende-se roupa, MBA, lições de superação; vende-se a própria Cristina, representante de uma humanidade sublimada. Eis as novas eucaristias, versão secular. Tomai e preocupai-vos.
Pode-se assobiar para o lado, tentar ignorar, fingir que não se sabe, mas Cristina Ferreira tem uma capacidade rara para se impor. E não é só uma questão de apagar a televisão, mudar de canal. A entertainer mais bem paga do país transfigurou-se numa espécie de guru que percorre o país vendendo as suas lições de superação da adversidade, além de conjuntos de lantejoulas a 360 euros. Assume-se como uma espécie de Nossa Senhora da Malveira versão pop e apresenta-se rodeada de uma legião de levantados do chão que, como ela, mostraram ter propriedades de herói, pela forma como se emanciparam da pobreza em que cresceram.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.