Mais Habitação: engenheiros alertam para riscos de segurança com simplificação dos licenciamentos
Governo propõe que maioria das instalações eléctricas de baixa tensão fique isenta de projecto elaborado por profissional habilitado, medida para cujas “graves consequências” os engenheiros alertam.
O Governo prepara-se para reformar e simplificar os licenciamentos em matéria de urbanismo e ordenamento do território, com o objectivo de disponibilizar mais habitação a preço acessível. As medidas, que fazem parte do pacote legislativo Mais Habitação, estão prestes a ser discutidas na Assembleia da República, mas suscitam várias dúvidas aos especialistas do sector. Os engenheiros alertam para a intenção do Governo de isentar de projecto eléctrico a larga maioria das instalações de baixa tensão, uma proposta que, no seu entender, vem criar “consequências muito gravosas” sobre a qualidade e segurança da habitação nova, gerando mesmo “risco de incêndios e explosões”.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.