Activismo climático
Activistas climáticos voltam a ocupar escolas e faculdades. Queremos ver as tuas fotos
A "Primavera das Ocupas" já está a acontecer. Estás a ocupar alguma escola ou faculdade do país? Mostra-nos. Envia fotos ou vídeos para publicop3@gmail.com ou identifica-nos no Instagram (@publicop3).
Depois de, em Novembro de 2022, activistas pelo clima terem ocupado escolas secundárias e faculdades de Lisboa, os estudantes repetem o movimento — mas, desta vez, expandem-no ao resto do país. As reivindicações centrais são o fim do investimento em combustíveis fósseis até 2030 e energia 100% renovável acessível para todas as pessoas até 2025.
As ocupações — "Primavera das Ocupas", como as baptizaram — estavam marcadas para Lisboa, Coimbra e Faro, mas também há activistas da Greve Climática Estudantil a ocupar a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, por exemplo. Ao PÚBLICO disseram não sair até haver 1300 pessoas inscritas no protesto de 13 de Maio, no porto de Sines, “a principal entrada de gás fóssil em Portugal”, organizado pela Parar o Gás, da qual a Greve Climática Estudantil faz parte.
Estás a ocupar em alguma escola ou faculdade do país? Envia-nos uma fotografia ou um pequeno vídeo com indicação do teu nome e com o tópico "Ocupa" no assunto do email para publicop3@gmail.com ou identifica-nos no Instagram (@publicop3). Junta uma descrição e diz-nos onde estás e porque decidiste juntar-te ao protesto. Vamos publicar as que mais gostarmos.