Sp. Braga vence Gil Vicente e chega-se à frente
Os bracarenses ficam a seis pontos do líder Benfica e mantêm a pressão sobre o FC Porto, segundo classificado.
O Sporting de Braga, terceiro classificado, venceu neste domingo em casa o Gil Vicente, por 1-0, em jogo da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. No final dos 90', a história do jogo para os bracarenses parece ter sido perfeita. Continua a pressionar o FC Porto, que está a dois pontos no segundo lugar que dá acesso directo à Liga dos Campeões, encurtou para seis pontos a distância para o líder Benfica, que ainda vai defrontar nesta recta final da Liga, e sabe de antemão que vai manter o Sporting longe. Mas o triunfo do Sp. Braga sobre o Gil Vicente foi bem mais sofrido do que o final da história aparenta.
A quinta vitória nas últimas seis jornadas do Sp. Braga esteve longe ser fácil. O Gil Vicente entrou bem no jogo e até marcou - Fran Navarro viu o seu golo ser anulado por fora de jogo de 65 centímetros. Mas depois do nervosismo inicial o Sp. Braga ripostou, também teve um golo anulado - um autogolo de Marín, por 30 centímetros - e, aos poucos, foi pegando no jogo.
Este domínio bracarense acabou sendo materializado por Ricardo Horta, que marcou, aos 30 minutos, aquele que viria a ser o único golo da partida. Mas as oportunidades de golo dos "arsenalistas" foram várias durante esta fase da partida, claramente a melhor dos homens da casa. Bruma, Abel Ruiz e o capitão Horta tiveram as suas ocasiões mas quase todas esbarravam em Andrew, o guarda-redes dos gilistas. O jovem futebolista brasileiro de 21 anos foi o grande responsável por manter o Gil Vicente vivo nesta fase da partida.
No segundo tempo o jogo foi diferente. O Gil Vicente reagiu e à medida que o tempo ia passando, os gilistas tornavam-se mais perigosos e o Sp. Braga mais nervoso, por culpa de uma vantagem demasiado curta para conferir a tranquilidade que os "arsenalistas" desejavam.
Por várias vezes o Gil Vicente ameaçou. Murilo, Marlon, Bilel e Kevin tiveram as suas chances e assustaram Matheus e Fran Navarro, já mesmo na ponta final da partida, chegou mesmo a marcar, aquele que seria o golo da igualdade e um enorme balde de água fria para o Sp. Braga. Só que o avançado espanhol estava em posição irregular por 15 centímetros. Respiraram de alívio os adeptos da casa, que viram o árbitro apitar pela última vez pouco depois.