Silvio Berlusconi diagnosticado com leucemia, avança imprensa italiana
Ex-primeiro-ministro italiano está internado na unidade de cuidados intensivos de um hospital de Milão desde quarta-feira.
O ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, foi diagnosticado com leucemia, revelou uma fonte próxima esta quinta-feira. A fonte confirmou à Reuters uma notícia avançada pelo jornal Corriere della Sera.
Berlusconi, de 86 anos, está internado na unidade de cuidados intensivos do Hospital San Raffaele, em Milão, desde quarta-feira, depois de ter dado entrada com problemas respiratórios. O multimilionário que chefiou o Governo italiano em três ocasiões tem tido vários problemas de saúde nos últimos anos e teve alta do mesmo hospital na semana passada.
“Falei esta manhã com o professor Zangrillo [o médico pessoal de Berlusconi] e ele disse-me que Berlusconi passou uma noite tranquila e que está estável”, disse ao canal RAI o ministro dos Negócios Estrangeiros, Antonio Tajani, seu aliado desde que entrou na política e membro do seu partido, Força Itália.
O partido de Berlusconi faz parte da coligação de direita da primeira-ministra Giorgia Meloni, embora o antigo primeiro-ministro não tenha qualquer cargo no Governo. Nas eleições de Setembro foi eleito para o Senado.
Berlusconi tem enfrentado vários problemas de saúde: em 2016, foi operado ao coração e, em 2020, foi várias vezes internado com complicações relacionadas com a covid-19 (que disse ter sido “a pior experiência” da sua vida). Os problemas cardíacos já vinham da década anterior e, ainda nos anos 1990, tinha sido operado a um tumor, entre outras complicações de menor gravidade.
“Ele é uma rocha, ele vai safar-se desta outra vez”, disse Paolo, o irmão mais novo de Berlusconi, na quarta-feira à noite, depois de o ter visitado no hospital.