Viagens
A "autenticidade do riso partilhado" vence concurso fotográfico da National Geographic Traveller
O retrato de duas “ecoguardiãs” do Santuário de Chimpanzés de Tacugama, na Serra Leoa, venceu o concurso de fotografia de viagem da National Geographic Traveller.
“Quanta felicidade na fotografia.” O retrato de duas novas ecoguardiãs do Santuário de Chimpanzés de Tacugama, na Serra Leoa, deu a vitória a Renato Granieri na edição deste ano do concurso de fotografia da National Geographic Traveller, anunciado nesta quarta-feira. “Adoro a autenticidade do riso partilhado; a vibração das cores sobrepostas sobre a parede branca”, comenta um dos membros do júri, citado em comunicado.
O fotógrafo esteve na Serra Leoa a acompanhar uma equipa do Santuário de Chimpanzés de Tacugama ,que proporciona às comunidades locais “treino e dispositivos para proteger os chimpanzés ocidentais e o seu habitat”.
“Depois de um dia inteiro de viagem até à aldeia de Mansonia", no Parque Nacional das Montanhas Loma, o parque com “a maior concentração de chimpanzés na África Ocidental e Central”, de acordo com um censo realizado, Renato e a equipa chegavam “finalmente a este destino remoto”, recorda-se.
Na fotografia, surgem Mariama e Marah, duas das recém-qualificadas guardas ecológicas, contratadas e treinadas pela equipa do santuário. "Só a presença da equipa durante a covid-19 fez a diferença em termos de prevenção da caça furtiva, desflorestação e outras actividades ilegais”, sublinha na nota de imprensa.
Desde 2011 que a edição britânica da National Geographic Traveller lança um concurso anual para premiar as melhores fotografias de viagem tiradas por fotógrafos do Reino Unido e Irlanda. Este ano, a 11.ª edição contou com “milhares” de imagens em competição. Além do Grande Prémio, foram reveladas as imagens vencedoras e menções honrosas de cada uma das seis categorias: Comida e Viagens, Paisagem, Pessoas, Portfólio, Ambiente Urbano, e Vida Selvagem.
“Do mundo submarino do Oceano Índico à vida selvagem no Richmond Park de Londres e à delicadeza dos campos de gelo na Gronelândia, as imagens estão cheias de drama, intimidade e calor”, destaca Pat Riddel, editor da National Geographic Traveller.