Guerra na Ucrânia
Os donos destes animais fugiram da guerra. Agora, dependem de voluntários para sobreviver
A organização Terytoria Dobra alimenta diariamente 924 cães e 1392 gatos em Donetsk.
Yulia, membro da organização não-governamental Terytoria Dobra (Território da Bondade, numa tradução livre), tem a tarefa diária de alimentar os cães e gatos abandonados num mercado na cidade ucraniana de Druzhkivka, na região de Donetsk, no Leste da Ucrânia.
Quando as tropas russas invadiram invadiram o país, a 24 de Fevereiro de 2022, milhares de habitantes foram obrigados a fugir do país, muitos deles deixando para trás os animais de companhia. Neste momento, são 924 os cães a viver nas ruas de Druzhkivka, mas o número de gatos é superior e chega aos 1392, escreve a agência EPA.
Yulia chega ao mercado com sacos de ração e mimos para todos eles. No entanto, também não se esquece de habitantes como Svitlana, que se recusa a abdicar dos seus animais e precisa da ajuda da organização para os alimentar.
No total, são 13 os gatos e 14 os cães que dependem dela. Todos os dias, Svitlana espera pela carrinha da Terytoria Dobra para receber produtos alimentares para lhes dar. E enquanto a hora da refeição não chega, faz-lhes festas e abraça-os.