Susana Fonseca sobre endometriose: “Discriminação já acontece e não há protecção legal”
No Parlamento, os partidos concordaram que doentes precisam de mais apoio. Foram debatidos projetos de lei para criar um certificado de incapacidade intermitente e um regime de faltas justificadas.
Chegaram esta semana à Assembleia da República (AR) dois projectos de lei — da Iniciativa Liberal e do Bloco de Esquerda — e dezenas de projectos de resolução sobre o combate à endometriose e a adenomiose. Os temas foram discutidos a propósito da petição (com 8600 assinaturas) levada à Assembleia da República pela MulherEndo — Associação de Apoio a Mulheres com Endometriose — para a criação de uma Estratégia Nacional de Combate à Endometriose e Adenomiose. Um “primeiro passo”, diz a presidente, Susana Fonseca, que ainda assim deixa um aviso: “Palavras bonitas não nos chegam...”
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.