O músico e produtor norte-americano Pharrell Williams foi nomeado, nesta terça-feira, como o novo director criativo das colecções para homem da marca de luxo Louis Vuitton. Williams, 49 anos, vai suceder no cargo a Virgil Abloh, que morreu em Novembro de 2021, aos 41 anos.
De acordo com o comunicado da marca, que pertence ao grupo francês LVMH, a nomeação tem efeitos imediatos, com Pharrell Williams a apresentar já a primeira colecção em Junho durante a semana da moda masculina, em Paris.
Para a marca de luxo, Pharrell Williams é um "visionário" cujo universo criativo se estende da música, à arte e à moda, e que se tem firmado como "um ícone cultural universal ao longo dos últimos 20 anos". "A sua capacidade de esbater as fronteiras entre os diferentes universos que explora encaixa naturalmente da dimensão cultural da Louis Vuitton", lê-se no comunicado da empresa.
Músico, compositor, produtor, que esteve na origem dos Neptunes e N.E.R.D., há muito que é tido como uma figura influente também na moda, pelas colaborações com a marca japonesa Nigo, Adidas e Chanel. Pharrell Williams também já tinha, inclusive, colaborado ocasionalmente com a Louis Vuitton em 2004 e em 2008.
Do grupo francês de marcas de luxo LVMH, que em 2022 obteve os lucros mais altos da sua história, com 14 mil milhões de euros, fazem parte marcas como Louis Vuitton, Dior, Tiffany, Christian Dior, Bulgari, Kenzo e Moët & Chandon.
Há vários meses que se especulava quem ocuparia o lugar deixado vago por Virgil Abloh, há mais de um ano. Os especialistas em moda especulavam que as britânicas Grace Wales Bonner ou Martine Rose pudessem ocupar a posição, por terem uma assinatura na linha do que o norte-americano vinha a desenvolver na casa francesa, um streetwear de luxo.
A nomeação de Pharrell Williams é um sintomática de uma tendência na moda de luxo: o marketing tem suplantado a criatividade. “Isto já não tem a ver com a criação, tem meramente a ver com a ciência do marketing. Não tem nada a ver com a moda”, lamentava ao PÚBLICO o historiador de moda Paulo Morais-Alexandre. Williams será mais um curador do que um designer na Louis Vuitton, renovando a atenção para a casa de moda e posicionando-a mais como um agente cultural, como lembra a publicação especialista WWD.
Escolher o músico e compositor para a direcção criativa de moda masculina contrasta com a opção da Gucci para o lugar de Alessandro Michele. A marca italiana optou por um criador quase desconhecido — Sabato de Sarno trabalhava nos bastidores com Pierpaolo Piccioli na Valentino. A nomeação de Pharrell Williams poderá ter sido influenciada pelo próprio Virgil Abloh, já que era conhecida a proximidade e amizade entre ambos.
Espera-se, nesse sentido, que Pharrell Williams continue o legado de Abloh, sem grandes disrupções, mas com uma aposta maior na cor e nos acessórios, que se sabem ser sua imagem de marca.