Biologia
A Árvore Europeia do Ano pode ser o monumental eucalipto português. Vamos votar?
Votação decorre online durante o mês de Fevereiro. Há 16 árvores de dezasseis países a concurso.
Espalhadas por toda a Europa, há 16 árvores que concorrem pela distinção de Árvore do Ano, sendo que uma delas é o monumental eucalipto da aldeia de Contige, um dos maiores eucaliptos classificados em Portugal (43 metros de altura e um perímetro de tronco de 11 metros) e árvore vencedora do Concurso Nacional Árvore do Ano 2023.
A votação online para a Árvore do Ano na Europa, evento organizado pela Environmental Partnership Association desde 2011, está a decorrer até ao dia 28 de Fevereiro. Cada pessoa pode votar uma vez e deverá escolher duas árvores da lista de dezasseis árvores de dezasseis países: Inglaterra, Ucrânia, Espanha, Polónia, Eslováquia, Holanda, Letónia, Itália, Hungria, França, Estónia, Croácia, Bulgária, República Checa, Bélgica e Portugal.
A Árvore Europeia do Ano é um concurso que "destaca a importância das árvores no meio natural e património cultural da Europa e a importância dos serviços ecossistémicos prestados pelas árvores". O concurso, lê-se no regulamento, "não procura a árvore mais bonita, mas uma árvore com história, uma árvore enraizada na vida e no trabalho das pessoas e na comunidade que a rodeia."
Recorde-se que o eucalipto da aldeia de Contige, plantado em 1878, conquistou o primeiro lugar do concurso nacional com 3046 votos.