Navio de carga vindo da Ucrânia ficou parado no Canal do Suez e provocou atrasos
Autoridades portuárias conseguiram rebocar o navio M/V Glory, que transporta consigo milho da Ucrânia para a China.
As autoridades portuárias conseguiram resolver, em algumas horas, um problema com um navio de carga com origem na Ucrânia que ficou retido no canal do Suez, conforme tinha afirmado esta segunda-feira ao canal de televisão Al-Arabiya o presidente do conselho de administração da organização que gere este acesso marítimo, Osama Rabie.
De acordo com a Reuters, que cita as declarações do presidente da Autoridade do Canal do Suez, o cargueiro, baptizado de M/V Glory, parou de navegar quando se juntava a outros navios em direcção ao sul, pensando-se que poderia ter encalhado.
Neste momento, no entanto, de acordo com a entidade que gere o canal, a navegação faz-se sem problemas, à excepção de alguns atrasos, após rebocadores terem levado o navio, que terá sofrido uma falha técnica, para uma área de estaleiro.
O cargueiro, segundo a Reuters, que cita o centro coordenação de exportações de cereais baseada em Istambul, partiu do porto ucraniano no dia 25 de Dezembro com milho, e tem como destino a China.
O Canal do Suez é uma das vias marítimas mais percorridas a nível mundial, ligando a Europa e a Ásia. Em Março de 2021, o porta-contentores Ever Given esteve encalhado durante cerca de uma semana, bloqueando a navegação de outros navios e provocando atrasos nas entregas de produtos, com elevados impactos económicos.