Poluição
O manto de poluição que cobre a capital indiana (e bate recordes)
Muitas das cidades mais poluídas estão na Índia – e Nova Deli é uma delas. A poluição chegou a ultrapassar a escala de medição e é tanta que o ar fica turvo e a cidade mal se vê ao longe.
Nova Deli é uma das cidades mais poluídas do mundo – tanto que o ar fica turvo, adquire outra tonalidade e parece cobrir toda a cidade. A 4 de Novembro, a estação de monitorização da qualidade do ar de Patparganj ultrapassou o nível máximo de poluição por partículas finas, registando 500 (o que significa que há concentrações de partículas finas superiores a 250 microgramas por metro cúbico). Qualquer valor acima de 60 não é considerado saudável.
A poluição é tanta que em 2021 o governo de Nova Deli anunciou que as escolas iriam estar encerradas durante uma semana e que as obras iriam parar durante uns dias para tentar fazer baixar os preocupantes níveis de poluição atmosférica no país.
As crises de poluição são frequentes em Nova Deli e a situação tem-se agravado nos últimos anos. Em 2019, no início de Novembro, Kejriwal descrevia a cidade como “uma câmara de gás” e era obrigado a impor as mesmas medidas ordenadas para os próximos dias.
De acordo com um relatório publicado em 2020 pela organização suiça IQAir, 22 das 30 cidades mais poluídas do mundo estão na Índia. E, segundo a revista médica The Lancet, a poluição esteve na origem de 1,67 milhões de mortes na Índia em 2019, incluindo 17.500 na capital.
A Índia há muito resiste a abrir mão do carvão, tendo articulado com a China nas negociações da COP26 do ano passado, em Glasgow, para bloquear a aprovação de compromissos mais robustos para eliminar este combustível. E, nesta COP27, o ministro indiano responsável pela pasta do carvão disse mesmo que o carvão continuará a ter um papel importante na economia da Índia até pelo menos 2040.